Muito se questiona sobre a pobreza e ao mesmo tempo procuram culpados por ela.Nada mais natural porém é preciso antes uma análise histórica sobre o tema.Voltando ao nosso passado percebemos que a fome e a miséria sempre foram uma condiçao humana. Durante toda a história vivemos na miseria, trabalhando o dia todo para alimentar nossas familias.Tudo era escasso não havia ainda um comércio desenvolvido. Apenas nobres gozavam de uma condição melhor de vida. Escravidão, guerras, doenças, eram uma constante, a expectativa de vida durante a Idade Média era próxima dos 35 anos. Foi, basicamente, graças ao surgimento da burguesia e do capitalismo, como sistema economico, que a situação começou a mudar. Os burgueses eram comerciantes normalmente nômades que viviam a margem dos feudos. Eles desenvolveram o comércio e o livre mercado. Buscando seus próprios interesses eles produziam e acumulavam riqueza dando origem a uma classe com maior liberdade. Com liberdade conseguimos desfrutar de um sentimento importante e inerente a natureza humana, a AMBIÇÃO, ela somado aos nossos sonhos e objetivos individuais, construimos tudo o que vemos a nossa volta hoje.
O egoismo, o querer sempre mais, que muitos criticam, é que nos motiva a produzir e evoluir. Somos individualistas! Primeiro pensamos em nós, depois em nossa famila, amigos, bairro, cidade, país e mundo. Cuidando e pensando em si voce contribui melhor para quem está a sua volta e para o mundo(psicologia básica)! O capitalismo é apenas um sistema economico baseado na troca voluntaria entre pessoas(ja aplicada pelos primeiros burgueses) Quando se fala que uma pessoa ficou rica explorando outro ou que para alguém enriquecer outro tem que empobrecer, isso é falácia pura! Na verdade o contrário se aplica, quando alguém enriquece automaticamente ele acaba contribuindo ,mesmo sem querer, com os outros. Gerando empregos, alimentando o comercio,comprando produtos de lançamento muito caros com isso criando capital para as empresas investirem em novas tecnologias, melhorando e baratiando os produtos,etc. Todo esse processo é uma troca, trocamos algo que temos por outro que achamos, naquele momento, melhor. E a outra parte a mesma coisa. Por ex,voce troca sua nota de cem reais por um sapato. Pra voce o sapato vale mais que a nota de cem e para o vendedor a nota vale mais que o sapato. Não há exploração ai, apenas uma troca. É claro que alguém pode vender gato por lebre, levando a trocas desvantajosas para uma das partes. Para isso existe a Lei. A Lei deve ser rigoroso e aplicada. É ela que vai lhe dar o direito a liberdade respeitando a liberdade do outro.
A cada dia a expectativa de vida aumenta e mais gente sai da pobreza.Tudo isso é graças a produção de riqueza no mundo. É o crecimento economico que gera empregos e aumento de salários. É deixando as empresas crescerem e competirem que voce produz esse resultado oferecendo melhores e mais baratos produtos ao consumidor. É graças a "ganancia" das industrias farmaceuticas que hoje temos a cura e o tratamento de milhares de doenças. É a célebre frase de Adan Smith: "Não é da benevolência do açogueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter".
É o consumismo americano e sua "exploração"(lol) dos outros paises que podemos ver esse "bum" de crescimento do mundo. Na verdade os EUA são os mais explorados ja que importam muito mais do que exportam tendo um defcit gigantesco. Se essa demanda americana acabar vai todo mundo entrar em recessão, que é o que vai acontecer daqui pra frente com essa crise.
Culpar a ganancia ou ambição do homem pelas crises ou mazelas do mundo é igual culpar a gravidade pela queda de um avião, ou pegar sua mulher no sofá com outro e jogar o sofa fora.
Não tenhe o sonho de mudar o ser humano. Se com anos de psicanálise vc não conseguem mudar um indivíduo quiçá toda uma sociedade e seu instinto natural!
Nenhum comentário:
Postar um comentário