sábado, 9 de janeiro de 2010

Boris e os garis

Estou realmente chocado com a repercussão da frase que escapou de Boris Casoy pela TV.

Vamos aos fatos. O apresentador ofendeu sim a imagem dos garis e tem o dever de pedir desculpas. A reação dos telespectadores contra ele a principio também foi normal. O que me assustou foi a unanimidade em que atacaram sua “opinião” e também a sua pessoas além de desprezar toda a importância que ele teve para o jornalismo em sua carreira.

Sinceramente fiquei com medo do comportamento geral... medo do povo, da democracia. Por isso acredito que a democracia deve ser aplicada em sociedades capacitadas e evoluídas intelectualmente, pois não seria difícil de uma maioria ser convencida a votar a favor da pedofilia entre outras bizarrices.

No caso em questão, não há duvida, para a maioria, de que se tratava de uma brincadeira, sem graça por sinal, porém o “fundo de verdade” é que incomodou a todos. Mas por que incomodou tanto? Se substituíssemos garis por médicos e vassouras por bisturis, ninguém acharia uma grande ofensa para os médicos, mas sim uma piada bem sem graça e sem sentido. A verdade mesmo é que no fundo todos concordam com ele, porém não tem coragem de assumir!

Gari é uma profissão importantíssima (qualquer criança sabe disso que dirá o Boris) mas não é das melhores profissões para se trabalhar isso é fato!! E nem por isso deixa de ser uma profissão digna.Quem nunca escutou de pais e parentes: " Se você não estudar bastante vai ser lixeiro quando crescer!"Quem nunca escutou histórias de que o sujeito era gari, engraxate, camelô etc e se tornou chefe, diretor, presidente!? Comentários que claramente demonstram uma hierarquia na escala de trabalho. Opinião essa que é consenso geral sendo assim total hipocrisia negá-la!

Foi uma gafe lamentável realmente, um jornalista na posição dele fazer tal comentário além do palavrão “merda” que por sinal já é também empregado por presidentes(sic). Mas foi um vazamento de áudio e obviamente ele jamais daria uma opinião dessas em público, por isso não há como puni-lo como querem alguns. Aliás, com que moral essa turma o julga? Na maioria das críticas que se vê aparece expressões como “velho gaga e babão”totalmente preconceituosas que representam exatamente a velhice desse pessoal, pois com a mente tão limitada de discernimento a tendência é o cérebro atrofiar com o tempo.

A lição que temos de tirar é que para julgar as pessoas tem de se levar em conta vários fatores pois tudo depende da intenção e do contexto em que foi dito ou feito. As pessoas ao julgarem outras tem a mania de chegarem a conclusões precipitadas criando uma idéia muito distante da realidade e produzindo conflitos desnecessários. Entretanto é uma atitude fácil de entender já que é com os erros dos outros que mascaramos os nossos e saciamos um pouco da baixa estima quase cultural que temos!

Um comentário:

Thiago de França Amorim disse...

Concordo contigo...
A reação pública foi mais que exagerada!
Grande abraço!