domingo, 10 de janeiro de 2010

resposta ao comentário sobre o texto anterior

Dentre milhares de comentários imbecis eu me deparo, agora pouco, com um , que me chamou atenção. A 1ª vista parece coerente mas percebam como que por uma palavras somos induzidos a erro.

"Você poderia me explicar qual seria a diferença se Casoy tivesse dito algo do tipo "que merda, um grupo de negros...o mais baixo da raça humana", na sua cabecinha continuaria sendo apenas “uma piadinha”?

Existe uma diferença abismal entre as duas! Essa é uma frase que não contém a menor lógica e de uma total inverdade pois a diferença de cor jamais pode caracterizar uma hierarquia ou uma medida de raças. Ou seja, não existe o menor fundo de verdade e só será dita por alguém racista que acredite em tal idéia e racismo é crime! Porém há um agravante de que durante a história esse argumento foi aceito e varias gerações, de um povo, sofreram com isso. É como fazer piadas com Judeus no Holocausto.

Comparando com o caso dos garis a frase referida aos negros teria um peso semelhantel, teoricamente, se fosse por ex “um grupo de negros...o mais POBRE da raça humana". Veja que pobre se tiver sentido de riqueza a frase se torna mais verdadeira, pois grande parte dos negros no mundo são pobres mas tudo por culpa de um contexto histórico e não da raça em si. Da mesma maneira os garis que para função não é necessário grandes habilidades e estudo, além de um baixo salário.Com isso pode se colocar em uma hierarquia onde estaria no patamar de baixo em relação a riqueza e conhecimento* mas não em outros fatores como importância, dignidade etc.
O mesmo elemento coloca também:" Se um sujeito pode disseminar livremente idéias racistas para milhões de pessoas na televisão, por que um dono de restaurante não poderia impedir a entrada de certos grupos sociais?"
Como já expliquei são situações diferentes e essa frase segue a mesma explicação da 1ª pois não tem a menor lógica e só pode ser colocada por alguém racista, preconceituoso ou coisa semelhante! Mesmo por que opinião é uma coisa prática é outra.



*que já não é tanto assim visto que até mestrandos se inscreveram no concurso para garis.

Um comentário:

Stéfanno Mendes Lima disse...

Interessante como o gari desempenha um papel que parece não necessitar de tanta destreza mas que possui tamanha e fundamental importância para a sociedade, imagine uma sociedade sem garis, nossa, seria impossível!
Só deixando indivíduos em total desprovimento de condições básicas sociais para gerar tal exército industrial de reserva para tais profissões imprescindíveis na sociedade e ao mesmo tempo considerada degradante.