domingo, 10 de janeiro de 2010

Jovens

“Se o velho pudesse e o jovem soubesse, não haveria nada que não se fizesse.” Provérbio popular


Dia desses estava a observar um grupo de adolescentes. É uma fase curta porém muito interessante, fase essa da qual lembro perfeitamente em seus mínimos detalhes. Pois bem, entre conversas escutei um garoto falando que os pais dele eram “caretas”. Comecei a refletir sobre isso. O que é ser careta?_ Na minha opinião são pessoas que se apegam a costumes antigos, tem dificuldade em aceitar mudanças. Pode se dizer também que é estar fora da moda, ou mesmo não aceitar diferenças. Vendo por esse lado todos nós somos caretas em aspectos diferentes. O jovem não aceita o jeito de ser dos mais velhos e vice versa. Mas acredito que é bem mais fácil os mais velhos aceitarem o jeito dos novos do que o inverso. A compreensão do adulto sobre as coisas é muito maior. Tanto é que a lei protege o jovem por não ser capaz de responder totalmente pelos seus atos e dos abusos contra sua inocência.

Toda geração antiga adora falar mal da nova e vice versa. Dizem sempre que a geração nova é alienada e sem ideais. Isso é tão ridículo quanto chamar as gerações anteriores de careta. Acredito que desde a contracultural provocada pelos jovens dos anos 60 nos EUA que quebrou o conservadorismo esse assunto sempre vem em pauta. Simplesmente por que esses jovens lutaram e conquistaram uma liberdade que não existia até então e com liberdade de agir e pensar modificamos o meio chamando mais atenção.
O jovem tem um papel fundamental nas mudanças culturais das gerações, diria que ele da maior “liquidez” as mudanças culturais. Os jovens por dotarem de pouco conhecimento sobre a realidade e uma natural curiosidade sempre estarão a questionar o mundo e como as coisas acontecem e também querendo modificar o que já existe. Esse comportamento acaba interferindo um pouco a realidade existente.

Porém essa situação não era comum antes . Assim como as mulheres antigamente os jovens eram aproveitado pelo o que ele poderia contribuir no momento, que era fisicamente como força de trabalho e ou treinado para seu papel futuro de manutenção e evolução do mundo. E não era uma idéia equivocada em tese. O jovem, não tem vivencia para compreende quase todos os porquês. E em toda historia a liberdade de expressão sempre foi vedada sendo inclusive muito perigosa. Por isso uma grande preocupação dos pais era educar os filhos a seguirem as regras impostas controlando sua liberdade. Porém a gerações de nossos pais(muitos hj avós,) ,graças, vale lembrar, a aceitação legal da liberdade de expressão, quebraram esse paradigma e estamos há algum tempo vivendo as conseqüência.

A “liberdade”que queríamos já foi muito conquistada e naturalmente o jovem não tem muito o que lutar em questões de direito e ideologias. E convenhamos que é complicado lutar por ideais, pois ao tentar colocar em pratica já terá saído de moda a muito tempo! Não espere tal coisa. Resta a eles desfrutarem dessas conquistas.

Reagimos a incentivos e na cultura que estamos a falar os incentivos são outros, e para jovens nada mais são do que aproveitar a liberdade que outras gerações conquistaram. Porém há conseqüência não tão boas como, maior consumo de drogas e criminalidade,pela maior libertinagem e também maior dependência financeira dos pais e dificuldade de construir uma vida emancipada. Essa última conseqüência se da principalmente pela liberdade e conforto que os jovens têm em casa perdendo assim o estímulo para sair.

Também não acredito que isso se torne alienação mas sim que a inteligência vem mudando, hoje os mais informados sobrevivem melhor que os inteligentes e conhecedores, a velocidade de informação é grande e não temos muito tempo para guardar, em nossas mentes, conhecimentos complexos, deixamos isso pra HD externos( mestre Google).Temos de ter inteligência é para procurar onde estão esses conhecimentos que precisamos em determinados momentos.

Pra fechar, lembre-se que tudo é uma soma e é a soma de conhecimentos acumulados durante a historia é que conseguimos chegar neste desenvolvimento que hoje vemos e assim continuará e nunca devemos deixar de estudar nosso passado. Mais de 100 bilhões de pessoas já passaram por esse planeta e o que nós temos hoje em todos os aspectos é a herança do melhor ,e às vezes nem tanto, que nossos antepassados deixaram! Nunca se esqueçam disso!

"um homem que não conhece o passado atrás de seu nascimento será eternamente criança"
De algum imperador romano

Nenhum comentário: