domingo, 19 de junho de 2011

Facebook versus Orkut

Tendo em vista a fuga em massa do Orkut para o Facebook, resolvi comentar minha impressão sobre isso e fazer alguns alertas para os desavisados.

Tenho a tese de que no geral tudo que produzimos segue um processo de evolução, mesmo em grandes catástrofes, que regredimos por um período, mas novamente voltamos a evoluir em longo prazo. Tudo bem que evolução é uma palavra extremamente complexa e “relativizavel” e merece milhares de páginas para discuti-la.

Mas vamos facilitar as coisas e refletir apenas no que quero questionar, Facebook x Orkut, é uma evolução ou involução do outro?

Ao que me parece os dois começaram juntos em 2004, porém apenas o Orkut ficou conhecido para a maioria dos brasileiros. No que a princípio eles se propõe, de fato, o facebook é mais superior, tanto é que a aceitação foi geral. Os dois buscam a interação entre membros e o facebook parece mais dinâmico, onde vc participa dos acontecimentos, opiniões e curiosidades dos usuários com maior velocidade. Sendo assim podemos concluir que o face é superior ou mais evoluído que o Orkut nesse aspecto.

Mas temos que lembrar que são ferramentas diferentes, penso que o Orkut deveria se reestruturar e focar no que ele é eficiente e inovador. Lá se tem, para mim, o melhor formato e organização para fórum de discussões, separadas por áreas em que cada fórum é moderado e administrado por seus donos.

Os fóruns de lá são uma fonte incrível de conhecimento, em que a guerra de egos de membros, proporciona aos espectadores um profundo contato ao conhecimento de dois pontos de vista antagônicos que jamais seriam revelados se não fosse aquele contexto propício. A abrangência de conhecimento que isso proporciona não é conseguida nem em uma graduação inteira nem com vários livros lidos.

Experimentem acompanhar um debate de alto nível entre um Ateu x Teólogo ou um liberal x socialista, por ex. É um verdadeiro show, de entorpecer a mente de qualquer aprendiz intelectual.
Ser telespectador numa guerra de egos entre sábios, não tem preço, ainda mais de forma escrita, já que vc tem todo o tempo do mundo para ler e reler, podendo absorver todo o conhecimento detalhado por eles.

Essa, para mim, é a evolução da comunicação, ou melhor, da absorção do conhecimento. Porém esse mecanismo não foi percebido por quase ninguém no Orkut, sendo assim a migração para o facebook foi instantânea.

Meu objetivo aqui é mostrar que são ferramentas diferentes, quando você precisa, em pouco tempo, saber o que está acontecendo no dia a dia ou com seus amigos ou mesmo distrair com coisas cotidianas, o facebook é a melhor opção.
Mas se vc tiver um tempinho maior e buscar aprimorar conhecimento intelectual ou expor suas idéias de forma profunda, o Orkut é a melhor ferramenta já criada para isso.

Acontece que por essa migração em massa, até os bons debatedores estão deixando os fóruns e os novos que vem surgindo com as novas gerações, nem sabem que existe essa ferramenta sendo assim a tendência é de extinção.

Então só peço uma coisa, quem não conhece tudo que o Orkut proporciona, evitem denegri-lo, pois isso será o fim de uma revolução da eficiência de troca de conhecimentos entre pessoas. E como foi uma previsão minha, odeio errar em minhas previsões! Hahahahaha

Por falar em previsão, o facebook também vai se tornar desinteressante, daqui a pouco só restará propaganda e spam e filtrar coisas interessantes nesse meio, não valerá o tempo despendido.

Nenhum comentário: