segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O poder da mentira


Mentir, infelizmente, é essencial para nossa sobrevivência, é o lubrificante do atrito da verdade.


Quando criança aprendi ser um mentiroso profissional. Cada mentira era uma aventura a mais e uma palmada a menos. E desfrutando de seu poder acabei criando uma realidade paralela onde até eu acreditava nelas. Tudo acontecia da maneira que eu queria, bastava alterar os acontecimentos e saborear as conseqüências.

. Depois de adolescente isso começou a me trazer algumas complicações. Na verdade não me lembro de ter sido totalmente desmascarado, pois um bom mentiroso tem o poder de não apenas plantar a dúvida no oponente mas também fazê-lo achar que cometeu uma injustiça.

Foi assim que por alguns acontecimentos abandonei completamente a mentira. Um deles foi que outros passaram a ser acusados pelo meus erros e daí eu senti o peso da culpa.

No inicio foi deprimente, tudo que eu falava era comum e não tinha graça ou importância. Antes eu “via” assaltos incríveis com reféns e tiros! Depois eram apenas um “passa o relógio” tão sem graça que preferia nem contar. As verdades ninguém mais acreditava,e assim deixei de ser o centro das atenções... Mentiras são bem mais convincentes por que junto delas vêm explicações tão mirabolantes que questionamentos existências afloram de maneira que o "oponente" acaba se sentindo moralmente culpado ao lhe questionar.

O fato é que a conduta de não mentir foi seguida por mim como princípio religioso.

A mentira é como o “crack” que ao parar vem a síndrome de abstinência. E como ele é preciso largar pra sempre pois anos depois basta um “tapinha” pro vicio todo reaparecer! E assim fui sendo punido por falar a verdade e a dureza da vida foi mostrando a sua cara. Passei a não cometer erros intencionais, pois caso fosse descoberto, teria que falar a verdade.

A verdade é como uma prisão, te limita e você se torna completamente dependente das regras. Veja que um mentiroso ao mentir é apenas mais uma mentira. Já quem é verdadeiro, se por acaso mente, é cruelmente açoitado.

A verdade é cruel e dolorosa, seu caminho é estreito e muitas vezes intransponível. A mentira é divina, onisciente e onipresente. É a vaselina da espinhosa trilha da verdade, que lubrificando cada orifício da vida, sutilmente, vai arrombando nosso pudor. (eita! Foi profundo essa, rsrsrs)

Com poucas frases você adquire uma década de estudo! Pra que dizer que é auxiliar de almoxarifado? Diga “Eu sou médico neurocirurgião” com o detalhe que vc não precisará ser aquele cara chato, passional, cheio de jargão que ninguém entende. Basta falar o parágrafo que vc viu na “folha online” e dizer que na manhã seguinte está indo para um congresso de nano tecnologia em Viena e toca com a garota pro motel por que amanhã o vôo sai cedo!

Na hora do social sempre tem aqueles malas que acham que sabe tudo, então lembre-se, o mundo é tudo a mesma merda, se perguntarem, diga que conhece e que já foi! Seja onde diabo for isso!

O cara começa a falar de suas viagens, que foi lá na Ucrania e tals
você diz:_“Kiev?” Sim,claro, conheço demais! É um lugar de um povo realmente incrível! Se o cara te contradiz; “ ahh não gostei... muita xenofobia, violência, pobreza...” daí vc responde. “simmm! É claro que tem seus pontos negativos..." e já muda o assunto fazendo um paralelo com Serra Leoa e comente sobre as milícias e seus decepadores de braços!
Pronto, foi pra Kiev e ainda mostrou que o cara ta por fora e tem que viajar muito ainda! E assim vai, numa noite vc é advogado e médico, na outra psicólogo e ativista do Greenpeace.

Papo cabeça? Tu fala que pegava a neta do Freud! Se o cara questionar dizendo que ele não teve neta tu bate no ombro dele.. “hehehe... vc que pensa...ele teve várias, mas é um assunto meio em “off” nos bastidores da psicanálise... fica entre nós...”

Tempo é dinheiro, pra que escalar o Everest? Basta saber alguns detalhes, equipamentos, geografia, sensações e tu ta feito! Se a mulher desconfiar mostre o roxo do soco que você levou na noite anterior e diga que foi queimadura por exposição ao gelo e cai matando, “cumpadi”!

Hoje é assim, com apenas noticias de MSN e um treinamento básico o mundo é seu. Profundidade de cu é rola! Enquanto sujeito ta aprofundando nos motivos da crise do “sub prime” pra explicar a própria miséria. Você já ta pegando a mulher dele com o papo de que “operou vendido” na crise e agora ta cagando dinheiro!

O mundo é dos mentirosos. Verdade é coisa de herói corno de filme romântico. Mentir é viver feliz e com emoção. Verdade não é viver e sim existir e presenciar o prazer alheio pela fresta da sarjeta.

Um bom mentiroso acredita na própria mentira, o cérebro não diferencia a lembrança do que é real ou imaginário. Como o que existe são apenas lembranças, já que só percebemos o presente quando ele já é passado, viver na mentira é a receita para felicidade! Não se engane se sentindo mau, pois vc é! A justiça é cega, seja competente na maldade que não terá problemas!



Caso não fique claro...

O meu intuito aqui é mostrar, de forma caricaturada, que a mentira além de covarde é tentadora demais. Ela aumenta nossa audácia e evita conflitos. Salvo poucas exceções, ela é uma ferramenta desleal pois precisamos passar por cima dos outros além de usá-los. Por isso devemos ter o caráter de evitá-las ao máximo. Fazer isso é superar nossos defeitos o que pra mim é nossa meta individual aqui na Terra.

O Universo inteiro é lógico e se surgimos aqui com tantos defeitos, a lógica da evolução, obviamente, seria consertá-los. É como um vídeo game após vencermos todos os obstáculos passamos pra alguma outra fase com novos desafios e mistérios.

3 comentários:

Gi disse...

Me lembrei da minha infância agora mentir...adorava inventar histórias mirabolantes...aumetar os acontecimentos, dau uma incrementada....mas hoje não faço mais isso...rsrrsrs...

Adorei ver que continua escrevendo...

Bjim

Gi

Alex Cruz disse...

Vi o link na Duelos Retóricos.

Excelente Raoni!

L's disse...

Muito bom. Faz relembrar atitudes antigas!