quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os gargalos evolutivos parte II



A importância da religião


“Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia”

Hamlet (William Shakespeare)

Os ensinamentos dos livros sagrados são realmente divinos. Infelizmente somos muito burros para percebê-los. Nem é ignorância, pois está na cara e temos total capacidade de perceber. É burrice mesmo de não querer enxergar e subestimar o outro.

As ciências não se misturam, conclusões se chocam umas com as outras e pela dificuldade de entendimento acabam criando pontes muitas vezes errôneas.

Entre ceticismo e espiritualismo ai que desanda mesmo é um total Jihad!

O cético faz cálculos enormes pra descrever tal evento daí chega o crente e fala que tudo é obra de Deus. Daí o cético muito esperto conclui numa sabedoria impar. “ Bom, se o sujeito é um idiota, sua crença só pode ser idiota também!”

Já o crente se acha tão superior , um enviado de Deus, que nem preciso falar o que ele pensa do cético. Claro que isso só pode acabar mal.

A imbecilidade humana é tão sem limites que nenhum Deus seria capaz de prever tamanha complexidade.

Na bíblia fala de vários castigos divinos. Como o dilúvio, Sodoma e Gomorra, pragas e etc. Ensinamentos e cobranças rigorosas, testando a fé humana. Percebe-se uma tentativa de mascarar ou controlar inúmeros defeito numa espécie só. Mas de nada adianta. Pra completar enviam até um representante de Deus para jogar na cara nossos defeitos e dando o próprio corpo pra pagar os nossos pecados! É de arrepiar! Mas em agradecimento leva é pedrada na cruz!

Os ensinamentos de escrituras antigas são sábias contendo verdades seguidas ate os tempos atuais. Na verdade é base de nossas leis. Leis essas que promove a única maneira possível de coexistirmos!

Mas os céticos preferem focam nas contradições e invalidar todo o resto. Uma atitude covarde, pois o livro é na verdade fragmentos de outros livros, que transcrevem interpretações humanas de mensagens “divinas”. Obviamente deveria ser de difícil compreensão para um humano e muito provável que sua interpretação pudesse conter erros. Fora o detalhe de possíveis alterações durante a história.

Mas isso nunca poderá ser motivo de anulação de toda uma obra! Ela deve ser estudada minuciosamente, de fato há estudos mas desconheço algum que seja totalmente imparcial.

O curioso é que os relatos históricos dos livros muitos ja foram provados. E como disse, ensinamentos éticos e morais são a base de nossa civilidade. De fato tais ensinamentos são óbvios e dedutíveis mas a dificuldade de se organizar e colocá-los como lei, me parece bem complexa. E caso tenha sido inspiração divina surgem os problemas. Na hora de explicar de onde e como vieram esses ensinamentos as descrições são ilógicas para nossa compreensão. E por fugir da lógica que compreendemos, a critica invalida toda uma crença.

E assim é instalada a" guerra de ego". Não há meio termo, isso é para os fracos e indecisos. A dialética erística se torna o combustível da desordem. E todos querem a verdade para si sendo humilhante aceitar qualquer razão alheia.

Mas a verdade está na nossa frente. Tão na cara que parece não ser possível enxergar.

Vou criar um joguinho pra mostrar a lógica pro detrás de tudo isso.

Tudo no universo tem um fundamento lógico. Então por mais absurdo que uma coisa pareça, se ela tiver um fundamento lógico, não podemos ignorá-la. Se mesmo coisas que parecem ilógicas nós consideramos, não há motivo para excluir outras que na verdade tem fundamentos lógicos.

Vamos ao jogo.

Digamos que vc seja um Deus e num" campeonato intergaláctico", ganha quem conseguir que sua espécie evolua antes de causar a própria extinção e a do planeta.

Vc saiu com a carta “humanos/planeta Terra” .

Pra ganhar vc terá que entender e aproveitar as limitações dessa espécie e, sem burlar as regras do jogo, interferir de maneira que ela seguisse o caminho para a vitoria.

Se eu fosse jogar eu escolheria a estratégia parecida com a lógica que vemos ao observar a história humana.

Na parte I eu expliquei a dificuldade que é coexistirmos pela natureza defeituosa que temos. Por mais que nos organizássemos, com o tempo tudo se perderia pelas gerações posteriores ou tribos inimigas. Ambição, cobiça, sempre presente para roubar ou usufruir do poder.

Eu no papel de Deus tentaria interferir estabelecendo regras onde as pessoas a seguissem com total respeito e devoção. Isso aceleraria o processo de desenvolvimento. Evitaria guerras e revoltas e mesmo que essa veneração cegasse a maioria, ela daria oportunidade para potenciais sábios desenvolverem processos paralelos de evolução.

Não deixa de ser uma constante corda bamba. Se vc dispõe liberdade demais pro povo pensar eles caem em mãos oportunistas que se rebelam contra a organização em vigor. E por outro lado ao privar a liberdade a liderança tende a abusar do poder.

Na pratica acontece assim:

Os mais tolos e ignorantes são mais aptos a seguirem religiões e seus princípios. Por outro lado os mais “inteligentes” que refletem sobre o mundo a sua volta tendem a tornar céticos frente ao conhecimento místico. Sendo assim criada a religião e o respeito a alguém acima do homem a sociedade se divide.

De um lado pessoas com inteligência acima da média ,normalmente desligadas da fé, que buscarão conhecimento e descobertas revolucionando o mundo. Assim como índoles perversas que buscarão apenas o poder. O que ambas tem em comum é a sensatez e não se deixam levar por ideologias e sabem evitar conflitos desnecessários.

Do outro lado uma massa altamente influenciável pronta para explodir a qualquer momento. Porém quando a crença se volta ao sobrenatural a maldade humana se redime pois sabe de sua insignificância e pelo temor se junta ao divino. Com isso se torna menos provável uma revolta para com Deus ou contra quem o represente aqui na terra. Dessa maneira vc tem um exército de fieis prontos a seguir as regras e por fim mantendo a ordem e a paz em sociedade.

É como se a religião tivesse um efeito “plus” que é fazer o individuo ter fé nas leis! Isso é incrível! Por mais que pessoas de má fé tenham se aproveitado disso na história, a religião teve um papel primordial para chegarmos até os dias de hoje. Sem ela seria anarquia e canibalismo. Dificilmente conseguiríamos nos organizar em grandes sociedades. Manter uma massa doutrinadamente em ordem é condição obrigatória para a coexistência.

Parece cruel e um desperdício do potencial humano mas não é. De fato com um treinamento especifico cada indivíduo tem o potencial intelectual de uma minoria genial. Porém com um esforço bem maior para atingi-lo. Sendo assim é inviável para qualquer sociedade em processo de desenvolvimento. Já o aproveitamento da força física, seria bem mais relevante para o crescimento da sociedade.

Com o doutrinamento em massa e uma certa ordem, mentes geniais não serão inibidas e com uma mínima liberdade elas se libertarão promovendo o desenvolvimento tecnológico e filosófico do meio.

Sendo eu Deus, essa seria a estratégia que seguiria para evoluir meus "ratinhos de laboratório". Se vc notar está bem de acordo com a lógica histórica. Vc pode até indagar “Ahh! Mas o rigor dos doutrinadores impediu até gênios de pensar!”

Sim! São os efeitos colaterais. Controla de um lado mas do outro há o abuso de poder. Porém um mal, muitas vezes, necessário e de conseqüências bem menos gravosa.

Falando em leis divinas veja que interessante sobre os 10 mandamentos

Eu sempre achei estranho que em 10 mandamentos pra humanidade 2 deles falavam sobre fidelidade.

Sobre fidelidade. Veja que interessante. Com a fidelidade vc evita varias coisas.A violência pelos conflitos passionais. Além disso o homem foca em outras ocupações que não sendo sustentar sua lasciva. Inibi também a humilhação sobre a mulher pois caso contrario o homem aplicaria a força bruta para possuí-la.

E o principal, cria-se o conceito de família com pai mãe e filhos. Sem esse vinculo familiar padrão, vc descaracteriza a essência familiar. Lembre-se que a família é a base da sociedade civilizada e o ordenamento dela reflete no futuro dessa sociedade.

Lembrando que tempos antes "Sodoma e Gomorra" fora destruída por Deus pois seu povo se tornou um câncer de luxuria, promiscuidade e violência. Uma cultura que promove orgias e violência como regra, não tem futuro promissor e mudar uma cultura é extremamente complexo desgastantes. Se fosse um jogo eu explodiria tudo e começava do zero estabelecendo novas regras!

Se o Deus que falou a Moises estivesse jogando esse jogo sua estratégia foi muito bem pensada, na minha opinião!

Não estou colocando como verdade mas apenas mostrando um lado lógico que passa desapercebido pela maioria. Considerar os relatos deixados por nossos ancentrais como meras crendices e alucinações é subestimar a nossa espécie. Vale lembrar que nosso cérebro nada evolui da pré história até os dias atuais.


Continuarei na parte III

Nenhum comentário: