segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Refutando a tal da "primeira impressão"

"A primeira impressão é a que fica"


Vamos detonar esse argumento!

Esse texto, assim como "gargalos evolutivos", apenas demonstra e confirma um pouco mais dos defeitos sem fim que nós humanos temos. É bom percebê-los pois nunca é tarde pra mudar e claro que você sairá ganhando com isso.

Todo mundo é esperto o suficiente pra lidar com situações cotidianas onde você segue condutas padrões para passar uma boa impressão. Isso inclui falsidade e quando existe um oportunismo por trás ela é levada ao extremo. Isso é sabido por todos.

O que eu não entendo é por que mesmo sabendo disso as pessoas insistem em criar impressões de terceiros e julgá-las num primeiro contato. Isso é completamente absurdo! Primeiro que você já sabe que as pessoas se mascaram nos primeiros encontros, ou seja, o que ela representa não é realmente o que ela é.
O ser humano é extremamente complexo, em que algumas vezes numa vida inteira você não consegue conhecer totalmente a pessoa. Que dirá numa primeira impressão!

Alguns ainda insistem na eficiência da teoria alegando que sempre funciona. É claro, você não vai com a cara da pessoa e depois fica olhando com cara de bunda obviamente que receberá o mesmo tratamento da outra.

Numa lógica de sobrevivência essa impressão poderia até fazer sentido. Com apenas um olhar você pressente o perigo do oponente. Mas na nossa realidade isso não tem fundamento pois todos somos atores e se desejamos passar alguém pra trás mostraremos um lado oposto disso. Tanto é que psicopatas e pessoas de má indole só mostram suas garras depois de terem conquistado e ludibriado a vítima.

As regras de convivência devem ser seguidas e elas existem exatamente por termos essa limitação de julgar e concluir coisas com pouco embasamento. Sendo assim é possível que quem quebre essas regras possa ser de fato da maneira que você interpretou. O problema é que você pode ter encontrado o sujeito em hora errada. Ele pode ter sido assaltado, demitido, traído ou mesmo ser de outra cultura com outra educação e te tratará de maneira e comportamento diferente. Isso vai causar uma má impressão, é natural, mas entenda que nem sempre a intenção do outro era te prejudicar e mesmo que fosse você jamais poderia concluir a personalidade e o caráter dela.

Isso é muito claro pra quem é artista. Mesmo sendo atencioso e tratando todo mundo bem, um dia um fã pega ele num mau momento e conclui barbaridades da pessoa. Quem nunca presenciou tal situação? É óbvio que isso é uma idiotice tremenda. Você tem até o direito de não gostar mais dele pois te magoou, mas entenda que esse fato não deve transformar em uma conclusão sobre a pessoa em si.

A primeira impressão realmente existe e é marcante, mas ela é a única que não deveria ficar! Ela apenas gera conflitos e perdas consideráveis. Perseguições, humilhações, intrigas etc. Atitudes que se essa primeira impressão fosse desconsiderada elas diminuiriam muito em nossas relações sociais. Esse foi o motivo do tom agressivo que usei no primeiro texto pois isso é um atraso pra humanidade causando muitas injustiças.

E digo mais, quem tem esse hábito de julga as pessoas numa primeira impressão são as mais canalhas. Normalmente está ligado a ciúme, inveja, soberba e ameaça a própria liderança. E pessoas assim, na minha opinião, são as menos confiáveis!

Nenhum comentário: